Suturar a ferida, agulha e linha na pele
Aviso importante: vai precisar de pontos de sutura se fizer uma ferida profunda que atinja a gordura subcutânea. Os pontos para suturar a ferida vão ajudar a cicatrizar a pele e a acompanhar a recuperação dos tecidos. Descrevemos abaixo os casos em que vai precisar de recorrer necessariamente a um "remendo".
Os pontos são necessários se a ferida for profunda
Antes de recorrer logo aos pontos, avalie a profundidade da sua ferida. É tão profunda que consegue ver o tecido adiposo ou mesmo osso? Não hesite e recorra às Urgências: precisa seguramente de suturar a ferida com pontos.
Consegue fechar a ferida com os dedos da mão?
E depois da profundidade, avalie também a largura da sua ferida. Se conseguir juntar com os dedos os dois lados da ferida, não vai ter que recorrer à sutura com pontos. Precisamente nestas situações, uma boa ligadura, uma gaze, uma faixa adesiva ou um penso com a medida adequada poderão facilmente substituir os pontos.
Se tiver uma ferida nas pernas e dedos, é provável que se recorra aos pontos
Viu onde se encontra a sua ferida, em que parte do corpo? Se tiver um corte na perna ou nos dedos ou em outras zonas que mexe frequentemente, deverá precisar de pontos para evitar que a ferida abra novamente. O médico dirá se precisa de pontos ou menos. Uma ferida na testa, dado que não é uma parte do corpo que movimente com facilidade, poderá cicatrizar de uma forma natural, sem pontos.
Então quando deve suturar a ferida com pontos?
Se percebeu que tem uma ferida que precisa de ser suturada com pontos, a sugestão é recorrer imediatamente ao hospital. Note, porém, que os pontos de sutura devem ser colocados no espaço de 12 horas a partir do momento do traumatismo, sobretudo se afetar uma área sensível como o rosto.